OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston

Representado por Jason Long, o OMA de Nova Ioque acaba de apresentar o projeto para um novo espaço performático na cidade de Houston. Chamado de The Terminal e concebido no contexto do POST Houston, um projeto de reforma que pretende transformar a antiga sede do Barbara Jordan Post Office da capital do Texas em um moderno e inovador centro cultural para a cidade. Integrado à ala leste do edifício, o The Terminal terá capacidade para acolher até 5.000 expectadores.

OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 2 de 9OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 3 de 9OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 4 de 9OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 5 de 9OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Mais Imagens+ 4

OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 4 de 9
© Luxigon

Concebido pelo escritório do OMA em Nova Iorque como um espaço performático flexível de plano inclinado, o The Terminal poderá ser adaptado para receber os mais variados tipos de espetáculos. Além disso, uma série de tribunas e camarotes permitirão aos usuários vivenciarem experiências performáticas de um modo único. Comentando sobre as qualidades do projeto, Salome Nikuradze, um dos arquitetos responsáveis pelo The Terminal, afirmou que “os eventos musicais ao vivo podem ser tanto íntimos e pessoais, quanto parte de uma experiência coletiva e social. Esta é a alma deste projeto, um espaço que permitirá uma maior diversidade de formas de experimentar estes eventos.”

OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 8 de 9
© Luxigon

Um espaço performático é como um contentor social, um lugar de espetáculo mas também um espaço de encontro. Para além do palco, a multidão também é responsável por parte considerável do show. Queríamos que o The Terminal fosse um lugar onde as pessoas pudessem se conectar não apenas com os artistas, mas principalmente umas com as outras. É como se a aura do espetáculo se espalhasse pelos quatro cantos da sala -Jason Long, sócio responsável pelo projeto.

Nos percurso que leva os visitantes até à sala de espetáculos principal, eles vão passando por uma série de espaços definidos por materiais industriais. O bar do foyer, revestido com painéis térmicos de alumínio, faz referência à conexão da cidade de Houston com a NASA e o imaginário espacial. Grades de aço inox foram utilizadas nos corredores para proporcionar espaços de exposição de camisetas e pôsteres das bandas que se apresentam. Além disso, uma parede de policarbonato separa o espaço principal em dois, permitindo a criação dois ambientes de características distintas os quais podem ser utilizados simultaneamente. Como a cereja no bolo, uma escada amarela escultórica atravessa essa parede dupla translúcida, conectando os diferentes níveis até culminar em um segundo espaço de lounge.

Para o projeto POST Houston, o OMA esteve trabalhando em parceria com o escritório local Powers Brown Architecture, uma colaboração que se extende também para o projeto executivo do The Terminal. Aparte disso, as imagens ilustrativas do projetos ficaram a cargo da Luxigon. A inauguração do The Terminal está prevista para o mês de novembro de 2021.

OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston - Imagem 9 de 9
© Luxigon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "OMA projeta nova sala de espetáculos em Houston" [OMA / Jason Long Unveils Design for Music Venue in Houston] 04 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962117/oma-projeta-nova-sala-de-espetaculos-em-houston> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.